Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Caí - SEMA

EmpreendimentoClique para ver
A Bacia Hidrográfica do Rio Caí insere-se na Região Hidrográfica do Guaíba, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem uma área de aproximadamente 5.000 km2. Localizada em parte na região metropolitana de Porto Alegre, abrange 42 municípios.
Serviços ExecutadosClique para ver
A Profill Engenharia e Ambiente Ltda. trabalhou na Bacia do Rio Caí em dois momentos: entre 2006 e 2008 nas Fases A e B do Plano e em 2014 na Fase C.

• Atividades Preliminares: curso de capacitação para a equipe técnica e Proposição de um Sistema de Apoio a Gestão.

• Etapa A - Diagnóstico e Prognóstico Dos Recursos Hídricos: Dinâmica Social da Bacia; Disponibilidades Hídricas Superficiais e Subterrâneas; Demandas Hídricas; Mobilização Social para o Diagnóstico.

• Etapa B – Cenários Futuros para Gestão dos Recursos Hídricos: compatibilização das disponibilidades e demandas hídricas; Enquadramento dos recursos hídricos superficiais; Articulação e Compatibilização dos interesses externos à bacia; Mobilização Social para o Enquadramento.

• Etapa C – Plano de Recursos Hídricos: Plano de Ações para os Recursos Hídricos e temas associados na Bacia do Rio Caí: 4 Linhas de Ação, 11 Programas e 33 Ações de melhoria, detalhadas, orçadas e com cronograma; Diretrizes para Outorga de Direito de Uso da Água na Bacia do Rio Caí; Diretrizes para a Cobrança do Uso da Água na Bacia do Rio Caí; Mobilização Social para definição do Plano de Ações, das Diretrizes de Outorga e Cobrança.