Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria - SEMA

EmpreendimentoClique para ver
A Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria localiza-se na região centro-sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem uma área de aproximadamente 15.800km2. A bacia abrange 6 municípios gaúchos.
Serviços ExecutadosClique para ver
• Na Fase A - Diagnóstico e Prognóstico dos Recursos Hídricos – buscam–se estudos da situação da água em termos de qualidade e quantidade, ocorre a estruturação de um Sistema de Informação Georreferenciada (SIG), obtenção de informações complementares e balanços hídricos (confronto entre as disponibilidades e demandas hídricas).

• Na Fase B – Cenários futuros para a Gestão e Definição dos Usos futuros desejados - será realizada a revisão do Enquadramento Atual da BHSM, e desta forma definir os usos futuros das águas, levando em consideração a vontade da sociedade e o desenvolvimento desejado, por ela, para a região. A cenarização dos recursos hídricos (disponibilidades e demandas) é apoiada na modelagem matemática das condições atuais e futuras.

• Na Fase C – Plano de Bacia: Programa de Ações Priorizadas e Critérios de Outorga e Cobrança - define-se o que precisa ser feito para que usos desejados possam ser alcançados e mantidos nos prazos previstos. Nesta etapa o Comitê Santa Maria e a sociedade devem deliberar sobre as diretrizes de outorga e cobrança e sobre o Plano de Ações a ser implementado afim de atingir o enquadramento.

Site Comitê Santa Maria
www.comiteriosantamaria.com.br/plano