Avaliação da Capacidade de Recepção de Efluentes Domésticos Tratados, Lançados em Pontos Específicos dos Corpos d’Água Lagunares da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí - CORSAN

EmpreendimentoClique para ver
A área alvo deste estudo abrange a bacia hidrográfica do rio Tramandaí, que de acordo com o Sistema Estadual de Recursos Hídricos, está incluída na Região Hidrográfica Litorânea. Situada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, abrange uma área de 2700 km². Sua faixa costeira é de aproximadamente 115 km, com 17 municípios que se inserem total ou parcialmente na bacia. Mais especificamente as lagoas que potencialmente receberiam o lançamento de efluentes tratados de sistemas de esgotamento sanitário dos municípios a serem atendidos pela Companhia Riograndense de Saneamento - CORSAN.
Serviços ExecutadosClique para ver
Previsão das condições de qualidade da água e níveis através da aplicação de modelo hidrodinâmico e de qualidade da água ao sistema lagunar do rio Tramandaí. Avaliação das possibilidades de lançamento de esgoto tratado em termos de carga e a melhor localização dos emissários dentro do sistema lagunar do rio Tramandaí. Verificação o efeito das variáveis climáticas (vento e regime de precipitação) na hidrodinâmica e qualidade da água do sistema lagunar do rio Tramandaí. Avaliação do efeito do crescimento populacional dos municípios contribuintes ao sistema lagunar do rio Tramandaí através da variação espacial e temporal de cargas poluentes na qualidade da água do sistema. Também foram realizadas nove campanhas de qualidade da água em quinze pontos de monitoramento nas lagoas a serem estudadas.