Análise Ambiental Estratégica referente a obras de infraestrutura hídrica previstas na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos - SIUMA/RS - Governo RS

EmpreendimentoClique para ver
A área objeto do presente estudo foi a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, a qual insere-se na Região Hidrográfica do Guaíba no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Tem uma área de aproximadamente 3.800km2. Localizada em parte na região metropolitana de Porto Alegre, abrange 16 municípios. O estudo se desenvolveu na análise de 15 possíveis eixos alternativos para barramentos, a saber: 4 no rio dos Sinos, 2 no rio Rolante, 4 no arroio da Areia e 5 no rio da Ilha.
Serviços ExecutadosClique para ver
As 15 alternativas de barramento foram analisadas por meio da Aplicação de um Modelo Multicritério de Apoio a Decisão – MCDA. Para tal, os seguintes serviços foram executados: (i) caracterização das alternativas estudadas: caracterização dos reservatórios em termos de cota de alague, área de inundação, potencial à irrigação, uso do solo, meio físico e biótico, geração de sedimentos, vazão potencialmente regularizada, qualidade da água. Quanto a metodologia MCDA empregada o conceito geral consistiu na possibilidade de, através de modelagem matemática, determinar índices de viabilidade geral que permitam comparar diretamente alternativas para fins de verificação das vantagens e desvantagens associadas, bem como para possibilitar a definição da sequência de implantação e as ações necessárias, em termos ambientais.