INÍCIO > DESTAQUES > Como as cidades podem se preparar para o enfrentamento aos eventos climáticos extremos

Como as cidades podem se preparar para o enfrentamento aos eventos climáticos extremos

No domingo, 9/6/24, Sidnei Agra, Engenheiro Civil e M.SC. em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, Diretor da Profill Engenharia, participou do Jornal de Domingo, da Rádio Guaíba (101.3 FM), esclarecendo sobre as necessárias adaptações das cidades ao cenário de crescentes mudanças climáticas.

Os eventos climáticos extremos, vivenciados no Rio Grande do Sul, com intensas chuvas e enchentes históricas, em parte significativa do Estado, em especial, na Região Metropolitana de Porto Alegre, Vales do Sinos, Caí e Taquari, acenderam o debate sobre a capacidade de resposta a esse novo cenário.

Durante a entrevista foi destacada a importância de identificação dos impactos desse último evento, dentre eles estão a revisão e melhoramento das estruturas de proteção das cidades, e o monitoramento dos níveis assoreamento dos cursos d’água, que podem aumentar os riscos de inundação, em próximas chuvas volumosas.

Entretanto, não se deve perder de vista a preparação para eventos futuros, com estudos, planejamento e cuidado, na perspectiva que o clima do planeta tem mudado e pode gerar outros eventos extremos, possivelmente, em maior frequência.

Especialmente sobre o sistema de proteção de cheias, Sidnei Agra, destacou um necessário debate e estudos sobre as áreas de risco, implementação de sistemas de alerta mais eficientes e medidas de proteção necessárias para os eventos futuros.

 

Acesse a íntegra da entrevista no link:  https://drive.google.com/file/d/1jPoxCxxW-DbEcI_TeJ0NwtudFggbxerA/view?usp=sharing

 

Foto: Carlos Macedo